domingo, 21 de outubro de 2012

Objetivo

Nesta primeira postagem do nosso blog, gostaria de falar sobre os objetivos da Aspat.

Nosso principal motivo ao iniciar a associação, em 2005, foi o de congregar os pais de crianças dotadas e talentosas, a fim de que fossem iniciados diálogos e troca de idéias e experiências. Esta iniciativa surgiu em função da grande solidão que nós, pais de crianças superdotadas, sentimos. Queremos ajudar nossos filhos, mas não temos com quem conversar ou tirar nossas dúvidas sobre o assunto. Vemos o sofrimento dos nossos filhos e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer e a quem procurar. Buscamos ajuda com os profissionais das escolas, mas não encontramos o apoio necessário, pois infelizmente, as escolas não estão preparadas para atender a esses alunos e ainda têm uma ideia esteriotipada, como a sociedade, de que os superdotados não necessitam de atendimento educacional especial.

Além dos pais, a Aspat também precisa do apoio de profissionais que se interessem pelo assunto e que possam colaborar com sua experência. Acreditamos que havendo uma compreensão melhor sobre a superdotação, afastando-se os diversos mitos que existem sobre o assunto, essas crianças poderão ter suas necessidades e potenciais atendidos podendo ser mais felizes e participarem ativamente por uma sociedade melhor.

Além dessas necessidades, a Aspat também objetiva:

  • Incentivar as escolas e o poder público para formação e o aperfeiçoamento dos profissionais ligados à educação, pesquisa, identificação e atendimento de pessoas dotadas e talentosas;
  • Divulgar publicações relacionadas ao tema;
  • Estimular as escolas a promoverem e convidarem profissionais que já atuam neste campo, para apresentarem palestras com o objetivo de divulgar e esclarecer sobre o assunto da superdotação, atendendo tanto à necessidade das escolas como à dos pais dos alunos, que poderão tirar suas dúvidas com pessoas que conhecem profundamente o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário